Tamanho do Pênis: Qual é o Ideal e Como Medi-lo Corretamente

Tamanho do pênis no estado flácido

O pênis em estado flácido poderá diminuir consideravelmente seu comprimento e chegar até 2 cm, exibindo apenas a glande. A prática de exercício físico, por exemplo, faz com que haja necessidade de uma maior circulação sanguínea no cérebro, coração, pulmão e músculos, e consequentemente, o genital pode momentaneamente ficar muito pequeno, assumindo o tamanho do de uma criança.

Por outro lado, se o indivíduo estiver relaxado assistindo à TV, seja no sofá ou na cama, o pênis poderá atingir o maior tamanho possível no estado flácido, mesmo sem a ocorrência de estímulos sexuais. Portanto, quando no estado flácido, o tamanho do pênis varia conforme posição de descanso e irrigação sanguínea. Essa regra vale tanto para a largura quanto para o comprimento.

O tamanho do pênis faz diferença?

Algumas mulheres costumar afirmar que o tamanho do pênis não faz a menor diferença. Trata-se de outro equívoco, pois as sensações, locais e posições acessíveis a cada tipo de pênis são distintas.

Comprimento do pênis ereto: quais os cinco tamanhos?

Não existe um tamanho que seja considerado “normal” para o pênis, uma vez que essa definição é subjetiva. Porém, para efeitos didáticos existe uma classificação que diferencia o pênis em cinco tamanhos: micropênis, pequeno, médio, grande e macropênis.

penis-tamanhopenis-tamanho

Micropênis

Um micropênis tem o comprimento do dedo mínimo da mão, e não ultrapassa 9 cm quando ereto.

Pênis médio

O pênis médio corresponde àquele que, ereto, vai de 12 a 16 cm de comprimento. 85% dos homens possuem um pênis médio.

Macropênis

Quando o pênis ereto tem de 23 a 30 cm de comprimento, ele é classificado como macropênis. Cerca de 1 a cada 5.000 ou 10.000 homens apresentam um pênis com essas dimensões, e assim como o micropênis, o macropênis grande também é raridade.

Média peniana brasileira

Pesquisas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos aferiram 14 cm como a média do comprimento do pênis do brasileiro.

Média peniana mundial

Em uma pesquisa mundial que envolveu cerca de 1.000 indivíduos, entre negros, japoneses, índios, europeus e africanos, a média do pênis com relação ao comprimento foi de 13,96 cm.

Largura do pênis ereto

Quando medido na base, o pênis que tem de 13 a 15 cm de circunferência é considerado grande em largura. Já aqueles que apresentem medidas entre 10 a 12 cm são classificados como pênis de largura média. O micropênis pode exibir uma largura ligeiramente maior que aquela do dedo mínimo.

Tamanho ideal do pênis

Antes de se fazer qualquer consideração sobre o assunto, um ponto importante a ser destacado é a preferência particular, algumas mulheres gostam de pênis enormes, outras de médios, pequenos, mais grossos, mais finos, e por aí vai. Fazendo uma analogia, existem homens que preferem seios pequenos, enquanto outros grandes.

Não existe uma correlação entre a altura de um indivíduo e o tamanho de seu pênis. O que pode se afirmar é que as dimensões médias do pênis variam conforme a etnia, o que acaba gerando certo conflito sobre um possível tamanho ideal para o pênis.

Ocasionalmente, o homem pode acreditar que a dificuldade na penetração ou o escape do pênis no ato sexual se deve ao fato de que seu órgão genital é pequeno, porém, essas situações não estão necessariamente relacionadas ao tamanho do pênis, mas sim à um déficit de rigidez vertical peniana. Isso pode ser notado principalmente em casos em que o pênis se dobre com freqüência durante a penetração. Esta situação deverá ser investigada, pois pode se tratar de uma doença.

Para chegar à conclusão do que seria um pênis adequado é necessário ir além da simples noção do tamanho. O mais importante é que o pênis exiba uma boa funcionalidade. Para isso, o órgão deve apresentar, independentemente de seu tamanho, uma boa capacidade de penetração, ou seja, uma rigidez axial satisfatória, sem escapar com facilidade durante o sexo. Existem casos em que a rigidez é meramente radial, ou seja, voltada para os lados e não concentrada na direção da penetração.

O mito do pênis grande

Na verdade, um pênis muito grande, como aqueles vistos com frequência em filmes pornográficos, pode ser extremamente desagradável para a mulher, e acabar dificultando ou inviabilizando várias posições na hora do sexo. Boa parte das atrizes pornô só aceita participar das gravações porque são muito bem pagas para isso. Portanto, a satisfação sexual da mulher não é sempre proporcional ao tamanho do pênis de seu parceiro.

O mito do pênis pequeno

Se ter um pênis grande não é garantia de sucesso, o pequeno também tem algumas particularidades, já que existem algumas posições que ele simplesmente não alcança em algumas mulheres, podendo ser maravilhoso em outras.

Existem mulheres com uma estrutura corporal maior e que preferem pênis mais extensos porque os sentem melhor, enquanto há mulheres pequenas que não suportam um pênis grande por ele simplesmente não caber no canal vaginal delas.

Logo, independentemente do tamanho, o homem precisa aprender a usar o pênis que tem, e ter um pênis pequeno não é sinônimo de ser “ruim de cama”. Porém, se houver interesse em aumentar o tamanho do pênis, existem formas seguras e biologicamente comprovadas de se fazer isso.

Como medir o pênis corretamente

Para medir o comprimento do pênis corretamente, o homem deve adotar o osso do púbis como referência inicial e a ponta da glande como ponto final. Aquele indivíduo que possua uma concentração maior de gordura na região pubiana terá mais dificuldade para determinar o comprimento peniano exato.

A largura do pênis pode ser mensurada com uma fita métrica, que pode ser posicionada na base, ponta ou parte mediana do órgão.

Interferências externas

A insegurança do homem quanto ao tamanho de seu pênis, poderá fazer com que momentaneamente ele se contraia ainda mais. Situações como essa podem ocorrer principalmente quando na presença de outros homens, como, por exemplo, em uma piscina ou chuveiro coletivo, ou também quando o indivíduo não esteja acostumado a ficar nu diante de mulheres.

Efeito psicológico

Muitos homens com pênis que variam de 12 a 15 cm, ou seja, tamanhos perfeitamente normais, acham sua genitália pequena, e mesmo indivíduos com pênis grandes desejam ter um macropênis. Portanto, a grande maioria dos homens gostaria de ter um pênis maior.

Essa insatisfação com alguma parte do corpo (orelha, nariz, boca, dentes, tamanho do pé, altura etc.) faz parte da psique humana. Porém, é improvável que um homem tenha um pênis de quase 30 cm, se seus ancestrais nunca exibiram esse comprimento peniano. A única exceção está relacionada a algumas doenças, como o gigantismo.

Existem casais que podem apresentar incompatibilidade nesse quesito sexual durante o início do relacionamento, por conta do pênis do homem ser muito grande ou pequeno para a vagina da mulher. Contudo, com o passar do tempo é possível que ambos consigam se adaptar e ter prazer. É como se as pessoas fossem peças que precisam encontrar o encaixe específico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *