Pênis Torto – Curvatura Peniana: Quando se Preocupar?

Pinto torto é normal?

A curvatura peniana deve ganhar relevância apenas quando ela se evidenciar no pênis em estado ereto, e não quando ele estiver flácido. A curvatura do pênis pode tanto nascer com o homem como se desenvolver ao longo de sua vida.

O grande problema da curvatura do pênis é que o transtorno pode criar um bloqueio sobre o convívio social do indivíduo, interferindo em diversas áreas correlacionadas. Desse modo, se os pais notarem que seu filho evita sair e se relacionar, é salutar investigar se não há algum problema relacionado ao seu pênis.

Curvatura do pênis adquirida

Nesses casos, ocorre um trauma sobre uma membrana do pênis que é semelhante a uma câmara de ar, a qual contém sangue sob alta pressão.

fibrose-peniana

O homem deve tomar cuidado para que o pênis não sofra grandes impactos enquanto esteja ereto. Muitas pessoas utilizam uma força desmedida durante o ato sexual, o que pode predispor o pênis à formação de cicatrizes que podem danificar a estrutura erétil e cavernosa, comprometendo a capacidade de ter e manter uma ereção, e ainda curvar ou diminuir o pênis de tamanho.

Para prevenir traumatismos, o homem deve penetrar o pênis somente quando ele estiver ereto e houver uma boa lubrificação, além de evitar posições que forcem a estrutura peniana ou que promovam o escape do pênis. O ideal é que o homem busque uma posição em que consiga controlar o movimento da parceira ao segurá-la pela cintura, por exemplo. Também é importante evitar posições que forcem o pênis a realizar movimentos circulares, pois eles podem igualmente traumatizar a membrana.

Quando tratar a curvatura do pênis

Segundo estatísticas mundiais, cerca de 10% dos homens apresentam pênis curvo enquanto ereto. No entanto, é preciso verificar quais dessas curvaturas devem ser corrigidas, pois nem todo pênis curvo necessita de tratamento.

Mesmo que o indivíduo nunca tenha tido uma relação sexual, é possível induzir uma ereção no consultório para investigar se a curvatura pode ser considerada normal. Caso a iniciação sexual já tenha ocorrido, mas houver dificuldade na penetração, isso pode ser um indício de que aquela curvatura deve ser tratada, independentemente de seu grau.

Fratura do pênis pode levar à cirurgia

Apesar do pênis não ter ossos, o rompimento da membrana peniana, que possui a espessura de uma folha de papel, além de manter uma elevada pressão sanguínea no interior do pênis, faz com que o sangue extravase subitamente, acarretando uma possível fratura peniana. Trata-se de uma emergência grave e que, ocasionalmente, necessita de cirurgia. Caso o indivíduo perca a ereção repentinamente durante o ato sexual, isso é uma evidência de que o pênis sofreu um trauma considerável.

A busca pelo atendimento imediato em um pronto-socorro deve ocorrer quando o pênis sofrer impacto e ficar inchado. Vale ressaltar que, embora grave, esse tipo de trauma não provoca uma dor lancinante. A ausência de dor não deve desmotivar a procura por um pronto-socorro, pois somente uma intervenção cirúrgica será capaz de fechar a membrana. Fraturas de pequeno porte podem até ser tratadas clinicamente. No entanto, apenas um urologista poderá avaliar se há ou não necessidade de reparo imediato do pênis.

Como corrigir a curvatura peniana

O pênis é curvado devido à diferenças de alongamento de suas laterais. As cirurgias tradicionais alinham o pênis quanto à sua lateral mais longa. Caso o paciente perceba que apenas esse realinhamento já poderá prover um bom aumento de tamanho no pênis, a técnica poderá ser aplicada sem nenhum problema.

No entanto, a grande maioria dos homens deseja ter um pênis consideravelmente maior. Assim, a tendência é que o paciente queira alinhar o pênis alongando o lado curto. Com base nisso, foi desenvolvida uma técnica embasada em um princípio matemático, usado para definir o local e tamanho da incisão. O limite do alongamento de um pênis está restrito ao tamanho dos nervos e da uretra.

A nova técnica é aplicável à doença de Peyronie, ao pênis curvo congênito, e também ao paciente que teve seu pênis diminuído ao longo de sua vida, passando a necessitar de um implante de prótese peniana. Ademais, o melhor momento para se recuperar o tamanho de um pênis ou oferecer o maior comprimento possível, ocorre quando há indicação de implante peniano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *