Fimose: O Que É e Tratamento (Pomada e Cirurgia)

Fimose: o que é?

O prepúcio é a pele que envolve a cabeça do pênis e que futuramente poderá culminar em uma fimose. Esse excesso de pele cumpre uma função: proteger o pênis do bebê durante a fase de recém-nascido até aproximadamente os 3 anos de idade, já que, caso fezes e urina venham a entrar em contato com a glande (cabeça do pênis) e a uretra, poderá ocorrer uma infecção urinária, o que não é nada bom em se tratando de um recém-nascido.

Por volta dos 2 a 3 anos de idade, o prepúcio vai ganhando flexibilidade, passando a ficar mais esticada e flácida e assim conseguindo ultrapassar a glande. Assim, o pênis (sem circuncisão) flácido permanece envolvido pela pele. Essa exposição integral da cabeça do pênis ocorre gradualmente. A tendência é que o problema seja totalmente solucionado até os 17 anos.

A fimose não é caracterizada pelo simples fato de haver pele recobrindo a cabeça do pênis, já que, como afirmado nos parágrafos acima, isso é normal nos primeiros anos de vida, mas sim pela dificuldade ou impossibilidade de expor a glande devido ao prepúcio ter um anel muito estreito.

fimose-explicada-em-imagem

Essa pele é retrátil, logo, ela pode ser distendida durante o sexo ou no momento de urinar, retornando a encobrir a glande logo em seguida. No pênis adulto, esse mecanismo de funcionamento de contração e extensão da pele da glande tem a função de protegê-lo do atrito com o tecido da cueca ou algo similar. A função dessa camada é proteger a pele sensível da glande. Em momentos de excitação, característicos do sexo, a pele protetora descobre a glande e o homem passa a sentir a pele sensível da glande.

Fimose e sexo

A fimose não está relacionada exatamente às relações sexuais. Na verdade, trata-se muito mais de uma questão de higiene e cuidado pessoal. Afinal, embora essa pele pareça limpa, há um espaçamento situado entre ela e a glande, que por sinal pode acabar acumulando urina ou sêmen (se o indivíduo já ejacular). Trata-se de uma área escura e úmida, e devido a isso propícia à proliferação de fungos e bactérias.

fimose-em-adulto

Atualmente, a fimose é a maior causa de câncer no pênis no país devido ao acúmulo de sujeira que ocorre na parte inferior do prepúcio. No Brasil, anualmente em torno de mil homens “perdem” o pênis por conta da falta de higiene. De fato, a fimose pode dificultar a relação sexual e a masturbação, no entanto, o ponto mais importante é associado à saúde do homem. A solução para a fimose envolve a remoção do prepúcio.

Como higienizar o pênis

Para realizar a higienização do pênis basta esfregá-lo utilizando sabão neutro ou um sabonete branco que não cause alergias.

Fimose verdadeira e falsa

Caso o indivíduo tenha fimose, ele deverá procurar por um médico para se informar se ela é a chamada fimose verdadeira, na qual a pele está realmente aderida à glande. Neste caso, uma tentativa de removê-la poderá causar uma dor insuportável. No caso da chamada fimose falsa, embora a pele não esteja aderida à cabeça do pênis, ela não adquiriu a flexibilidade necessária para ser puxada.

Apesar do aspecto estético ser desagradável para certos indivíduos, a pele flexível não é uma fimose. Logo, se o homem conseguir expor toda a glande e cobri-la novamente com essa pele ao urinar, colocar camisinha ou ter relações sexuais, isso significa que ele não tem fimose.

Parafimose

Na parafimose, há flexibilidade para puxar a pele, no entanto, ela fica abaixo da glande e acaba esmagando o pênis, a ponto de deixar a glande roxa. Caso a pele seja mantida naquela posição, a cabeça do pênis poderá ser necrosada. Assim, se o homem estiver com esse problema, ele deverá procurar por um médico imediatamente. A solução da parafimose é uma cirurgia de emergência. É interessante buscar um médico de confiança para evitar erros que possam acarretar danos ao pênis.

Tratamento para a fimose

Atualmente, o tratamento para a fimose ocorre em duas partes: adoção de medicamentos e, posteriormente, cirurgia.

Pomada para fimose

O tratamento medicamento é composto pela utilização de pomadas que aumentam a flexibilidade do prepúcio, há versões desses produtos para crianças e adultos, contudo, eles não devem ser usados sem o devido acompanhamento médico.

Algumas das pomadas para fimose mais indicadas pelos urologistas são:

  • Postec, que custa em média, R$ 60,00;
  • Betnovate, com preço médio de R$ 30,00.

A pomada deve ser aplicada sobre a abertura permitida pelo prepúcio. Em seguida, a região deve ser massageada. Se a pele estiver “colada” à glande, o indivíduo sentirá dor até um determinado limite.

Em alguns casos, a flexibilidade alcançada anteriormente poderá ser perdida com o passar do tempo. Caso isto aconteça, o homem poderá buscar atendimento médico e voltar a usar a pomada. Entretanto, como a tendência é que haja uma frequência de perda e reaquisição da flexibilidade, muitas vezes o médico acaba indicando a cirurgia.

Cirurgia para fimose

A cirurgia para a fimose tem duração aproximada de uma hora e pode ser feita sem internação. Assim, o homem pode ser submetido ao procedimento e retornar para casa no mesmo dia, salvo raras exceções.

O procedimento é muito simples e normalmente não apresenta quaisquer complicações. Nele, o médico efetua um corte vertical na glande e outro circular em toda base do pênis. Os pontos realizados não precisam ser removidos, já que são absorvidos naturalmente pelo corpo. A cicatrização é concluída, em média, após três semanas.

Massagens para fimoses menos agressivas

Em alguns casos, a fimose é caracterizada por uma pele que adere somente no início da base da glande. Por meio de massagens realizadas ao longo de pouco mais de um ano, existe a possibilidade de resolver o problema. No entanto, esse tipo de massagem não é 100% indicada, já que se realizada de forma inadequada poderá gerar lesões na pele e até cicatrizes depois que o prepúcio se descolar. Porém, se o homem não sentir dor e quiser tentar realizar essas massagens durante o banho, ele poderá colocá-las em prática.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *